Buscar
  • Complano

3 Dicas para Decoração de Varanda Pequena

Atualizado: Jul 13


Para quem gosta de decoração a ideia de lidar com os espaços pequenos são um verdadeiro desafio. Isso porque muitas vezes sonhamos em ter todo aquele espaço disponível e fazer algo digno das revistas e sites de decoração, mas esse é um sonho distante para a maioria. Especialmente levando em consideração que os espaços estão a cada dia menores. A decoração de varanda pequena então é um dos locais que mais sofrem com essa redução.

More você em casa ou apartamento, muitas vezes a varanda pequena é algo comum em ambos os casos. E se a ideia for decorar, a única forma é dispor de jeitinho e de criatividade para fazer acontecer.

Quer saber como? Então você está no lugar certo. Veja só o que preparamos para você:


Como decorar uma varanda pequena?


O primeiro passo na decoração de varanda pequena ou de qualquer ambiente é sempre o planejamento. E claro, isso é vital se a intenção é decorar um espaço pequeno. Se nos cômodos maiores devemos pensar em planejamento como uma forma de economizar e evitar dores de cabeças, no caso dos espaços pequenos, seja na varanda de um apartamento ou de uma casa, ainda precisamos pensar em manter o espaço de circulação. Afinal a ideia é ir até a varanda e passar um tempo ali, não é mesmo?


1 – Defina qual será o uso do ambiente





Existem diversos usos para uma varanda, sendo que as mais populares atualmente são varanda gourmet ou então um espaço para meditação e relaxamento. São duas funções distintas e cujo planejamento da decoração incluem algumas variáveis.

O espaço gourmet, por exemplo deve ter ênfase no que diz respeito ao aproveitamento de espaço para o acréscimo de itens de cozinha, mesa e assentos, pensando ainda na facilidade da higienização quando for necessário, em especial pela presença da churrasqueira e cooktop, se for o caso. Por isso mesmo, espaços considerados médios são mais indicados do que varandas pequenas se a intenção for montar um espaço para esse tipo de uso.

Já uma varanda pequena para relaxar ou meditar envolve o destaque ao conforto, com rede, almofadas, bancos de madeira e até a possibilidade de uma mesa para um lanche ou café da manhã caso essa varanda pertença ao quarto. A decoração ganha mais espaço, assim como as possibilidades de fazer cultivar um jardim, caso essa seja a intenção.

Além da função, defina também um estilo. Uma varanda pequena rústica, por exemplo, envolve o uso de madeira, então vale a pena se for composto por elementos desse material. Quem gosta de algo mais sustentável pode querer artigos de fibras naturais, o que é interessante para quem deseja um espaço para relaxar e meditar.


2 – Dicas para decorar varanda pequena: móveis planejados





Definiu qual será a função da varanda? Então agora é hora de pensar realmente em decorar. E já que estamos falando em um cômodo pequeno, é importante cogitar o uso de móveis planejados para melhor aproveitamento do espaço.

A medida é ainda mais importante para um espaço gourmet. Em uma varanda gourmet é esperado que estejam disponíveis ao menos mesa e cadeiras, pia e de algo que possa fazer o papel de balcão ou aparador. Não estamos falando em uma lista grande, mas em compensação requer algum investimento já que estamos falando em um espaço pequeno e, sendo uma varanda gourmet, é importante preservar o conforto mínimo no espaço de circulação.

Para um espaço de meditação ou relaxamento, o conforto é um requisito importante e isso também passa pela manutenção do espaço para circular sem esbarrar ou se machucar.


3 – Jardim vertical, uma boa ideia sempre!





Decorar com plantas é um recurso constante na decoração de diversos ambientes, e claro que o mesmo vale para as varandas. Porém, como nem sempre o espaço colabora, uma boa saída para a decoração de varandas pequenas é o jardim vertical.

Existem diversas maneiras de fazer um jardim vertical para uma decoração de varanda pequena, mesmo para apartamentos. Você pode contar com diversos sistemas para cultivar o seu, desde aqueles que podem ser comprados prontos apenas para montagem ou os que você mesma pode fazer. Seja como for, é preciso que você tenha tempo para fazer a escolha das plantas que pretende utilizar e para a manutenção em si. Afinal, de que adianta querer um jardim lindo sem ter o devido tempo e cuidado?

Para a escolha das plantas, leve em consideração o tamanho, a resistência, as informações sobre necessidade de sol e água e o tempo de manutenção que elas podem requerer, além de sua adequação ao sistema escolhido para suportar o jardim. Além disso você também pode colocar vasos no chão, especialmente os de maior porte. Dá um efeito e tanto.


Viu só quantas possibilidades interessantes? Sempre existe uma boa forma de investir na decoração da sua varanda, mesmo que ela seja pequena. Planeje-se, pense bem nas opções e coloque seus planos em prática! Com certeza valerá a pena.


Fonte: Cerâmica Burguina


0 visualização

A CONSTRUÇÕES COMPLANO

DESDE 1980 FOCADA EM REALIZAR O SEU SONHO DA CASA PRÓPRIA. COM A QUALIDADE QUE SOMENTE A EXPERIÊNCIA PODE LHE OFERECER, PREZA PELA EXCELÊNCIA DE SEUS EMPREENDIMENTOS E O MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO DA REGIÃO, BUSCANDO A SATISFAÇÃO DE SEUS CLIENTES.

ENDEREÇO: RUA PADRE TEIXEIRA, 2475 - SÃO CARLOS, SP - BRASIL

TELEFONE: (16) 3419-4946

©2018 by Complano. Proudly created with Wix.com

  • Facebook
  • Instagram