5 DICAS PARA MANTER UMA HORTA VERTICAL EM PEQUENOS ESPAÇOS

February 12, 2020

Uma ótima alternativa para o cultivo de hortaliças, temperos, legumes e verduras ao alcance das mãos. 


Os jardins verticais não são apenas uma solução paisagística para pequenos espaços, mas também uma ótima alternativa para o cultivo de hortaliças, temperos, legumes e verduras. A horta vertical é uma técnica de jardinagem que utiliza alguns recursos para que as plantas cresçam verticalmente ao invés de uma superfície horizontal do jardim. Assim, qualquer pessoa pode cultivar tomate cereja, coentro, alface, couve, cebolinha, hortelã, manjericão, espinafre, rúcula, pimentão e diversas outras plantas medicinais e aromáticas na varanda da casa ou apartamento.  Além de trazer benefícios para a alimentação, as hortas conferem vantagens como reduzir a temperatura interna e proporcionar um espaço para contemplar a natureza dentro de casa. O primeiro passo é escolher um ambiente iluminado e arejado para plantar. Confira a seguir cinco dicas para sua horta vertical engrenar! 

 

1. Dê preferência a adubos orgânicos


Além de serem altamente nutritivos e proporcionar alimentos livres de agrotóxicos, algumas receitas podem ser feitas em casa, com baixo custo e praticidade. Não apenas para vegetais comestíveis, esses produtos podem ser utilizados na maioria das plantas ornamentais. Além disso, pode-se ajustar as concentrações dos ingredientes de acordo com a quantidades de vasos da sua casa.

 

2. Regue nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde 


Devido às variáveis do desenvolvimento das plantas, podem não haver regras específicas quanto a regas, porém, tanto a terra muito seca quanto muito úmida podem acabar com o seu sonho da horta doméstica. Procure evitar horários muito quentes, pois a água evapora rapidamente. Regar à noite também não é indicado porque a absorção é menor e as folhas demoram a secar.


3. Preste atenção nas características do solo diariamente


Inúmeros fatores podem levar ao excesso ou à falta de água. É fundamental que o solo esteja sempre úmido, porém nunca encharcado. Para avaliar, mexa a terra com o dedo ou alguma ferramenta e observe se ela está seca ou úmida. Se estiver úmida, regue apenas no outro dia.


 

4. Evite venenos industrializados


Pragas em hortas caseiras podem ser combatidas de maneira bem simples e com produtos orgânicos. O primeiro passo é reconhecer cada tipo de praga e, assim, definir a melhor receita para combatê-las. As lesmas e caracóis costumam aparecer em solos úmidos e gostam de atacar durante a noite, furando e devorando folhas, caules e botões florais. Já as formigas costumam ser injustiçadas: não são todas as espécies que atacam as plantas. Atente também para as duas pragas sugadoras mais comuns no jardim: as cochonilhas e os pulgões. 

 

5. Dê a devida atenção às plantas

 

Um jardineiro caseiro dedicado deve saber as especificidades de cuidado para cada espécie. Sabemos que você não se tornará um expert de repente, por isso, a dica é anotar as frequências de rega, adubação e outros requisitos em um caderninho, que fique à vista e em perímetro de alcance quando você for aplicar os cuidados. Caso algo dê errado, tome nota das possíveis causas do apodrecimento da planta, para não cometer as mesmas falhas no futuro. É importante retirar folhas secas e verificar a condição das plantas sempre que puder. Quanto maior atenção e interação com as plantas, melhor seu desenvolvimento e vigor.

 

Fonte:  Casa&Jardim

 

Please reload

Our Recent Posts

SAIBA COMO USAR MELHOR O ABAJUR NA DECORAÇÃO

October 14, 2020

5 DICAS DE SEGURANÇA PARA QUEM MORA EM APARTAMENTO

September 24, 2020

DECORAÇÃO VITORIANA PARA O SEU NOVO IMÓVEL!

September 10, 2020

1/1
Please reload

Tags

Please reload

A CONSTRUÇÕES COMPLANO

DESDE 1980 FOCADA EM REALIZAR O SEU SONHO DA CASA PRÓPRIA. COM A QUALIDADE QUE SOMENTE A EXPERIÊNCIA PODE LHE OFERECER, PREZA PELA EXCELÊNCIA DE SEUS EMPREENDIMENTOS E O MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO DA REGIÃO, BUSCANDO A SATISFAÇÃO DE SEUS CLIENTES.

ENDEREÇO: RUA PADRE TEIXEIRA, 2475 - SÃO CARLOS, SP - BRASIL

TELEFONE: (16) 3419-4946

©2018 by Complano. Proudly created with Wix.com

  • Facebook
  • Instagram