Our Recent Posts

Tags

Nenhum tag.

5 DICAS NA HORA DE PROJETAR UMA COZINHA FUNCIONAL


O ambiente deve ser pensado de forma a favorecer o preparo das refeições e evitar futuras reformas.

É comum ouvir que a cozinha é o coração da casa, mas para que isso aconteça o ambiente deve ser acolhedor, sem perder em funcionalidade. Confira a seguir uma série de dicas na hora de projetar a cozinha a fim de favorecer o preparo das refeições e evitar futuras reformas.

1. Não deixe a escolha dos eletros para o final

Muita gente não sabe, mas os eletrodomésticos devem ser escolhidos quando se está planejando a cozinha. É preciso definir junto com os moradores o que eles desejam ter e o que não será necessário. Por exemplo, será fogão ou cooktop? Precisa de lava-louças? Essas decisões interferem diretamente no projeto.

2. Considere sempre as proporções

Se a cozinha é pequena, não adianta comprar eletrodomésticos grandes ou muito sofisticados. Para deixar o ambiente o mais equilibrado, proporcional e coerente possível, é necessário controlar as expectativas. Uma cozinha extremamente compacta, geralmente, estará em um imóvel projetado para uma ou duas pessoas. Portanto, não comporta bem uma geladeira com tamanho para abastecimento de uma família de quatro pessoas. Já existem também eletrodomésticos fabricados com medidas especiais - mais estreitas, altas e profundas.

3. Marcenaria planejada é a melhor opção em cozinhas pequenas

Mobiliário solto pode tornar o layout mais flexível, mas em ambientes menores é recomendado o uso de marcenaria sob medida. Cada cantinho tem potencial nesse tipo de ambiente com medidas reduzidas, e os móveis provam essa equação. O ideal é optar por armários e gavetas bem estruturados, que não demandem muito espaço e espessura. Seja de MDF ou madeira, as proporções devem ser respeitadas, com tamanhos coerentes que se encaixem no projeto.

4. Use a bancada para integrar cozinhas pequenas

Uma dica com relação à bancada em cozinhas pequenas é que ela seja usada para favorecer a integração. “Se a cozinha está ao lado da lavanderia, vale criar uma bancada contínua para ampliar os ambientes. Uma porta de correr ou divisória permite que os espaços sejam separados quando necessário”, afirma Elisa Ju. As móveis multifunções são outra opção interessante, a exemplo de uma mesa como extensão da bancada.

5. Priorize uma iluminação bacana

O principal foco da iluminação deve ser o espaço de preparo dos alimentos, que geralmente está locado nas áreas secas das bancadas, sem esquecer do fogão, é claro. Pode ser necessário utilizar mais de um tipo de iluminação, como uma central e outra direcionada, por exemplo, dependendo dos sombreamentos causados pelos elementos suspensos. Uma opção é utilizar a fita de LED na parte superior da bancada.

Fonte: Casa & Jardim

#decoração #dicas